Currículo de Francisco José de Lima

Francisco José de Lima é Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001).
Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Docente da disciplina “Áudio-descrição”, no curso de rádio TV e internet, nessa universidade; Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE, 2003/2013); Editor da Revista Brasileira de Tradução Visual, ISSN 2176-9656 (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br); Certificado em Áudio-descrição, por duas vezes, pelo Audio Description Project (ADP-USA, 2010/2011); ex-Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de Acessibilidade (principalmente na acessibilidade física e comunicacional) e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, sobretudo nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer. Idealizador do portal Associados da Inclusão (www.associadosdainclusao.com.br) e da página “Direito Para Todos” (www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br) que trata do direito inclusivo e de questões relacionadas à pessoa com deficiência.
É pesquisador no campo das representações mentais de estímulos táteis (investiga a capacidade de as pessoas cegas ou com baixa visão fazerem uso, compreenderem, apreciarem e produzirem configurações bidimensionais hápticas e auditivas diversas). Inventor, fez uma caneta para desenho em relevo que permite às pessoas com deficiência visual produzirem sozinhas seus próprios desenhos, sem terem de virar o papel para vê-los hapticamente. Organizador do livro “A efetividade da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência”,  2013.
Professor Francisco Lima também é formador de áudio-descritores em curso de Tradução Visual com ênfase na Áudio-descrição, voltada ao teatro, ao cinema, à televisão, aos museus, às configurações bidimensionais estáticas (encontradas em livros, folders e outros), bem como destinadas à mostra de artes, em geral, aos eventos culturais, e educacionais diversos (conferências, congressos e demais situações educacionais similares). Ao formar áudio-descritores, Dr. Francisco Lima destina parte de seu curso, intitulado "Imagens que Falam" ao ensino de técnicas de Áudio-descrição para o lazer (por exemplo, a Áudio-descrição em áudio-games e games UAG).
Dr. Francisco Lima tem, ainda, orientado trabalhos na graduação e pós-graduação, bem como coordenado pesquisas, dado palestras e consultoria na área da inclusão social, laboral e educacional das pessoas com deficiência; Tem artigos científicos publicados no Brasil, nos Estados Unidos, Alemanha, entre outros; tem dado palestras / tem apresentado suas pesquisas  em importantes congressos no Brasil e em países como a Inglaterra, San Marino,  Estados Unidos e Croácia; tem vários artigos e capítulos de livros publicados nas áreas da inclusão da pessoa com deficiência, da psicofísica e da tradução visual (da áudio-descrição);  é inclusivista, defensor do Desenho Universal, inclusive voltado à educação e a todas as demais situações físicas, ambientais e sociais; é pai de pessoa com deficiência e ativista pelo direito das pessoas com deficiência em ter acesso a todos os bens e serviços que estão disponíveis para a sociedade em geral, com igualdade de oportunidade e condições, sem paternalismos ou condescendência para com a pessoa com deficiência.
Contatos
Prof. Dr. Francisco Lima
Cel. Tim (081) 9997-9339
E-mail: limafj.br@gmail.com 
Idealizador do portal na internet:
www.associadosdainclusao.com.br
Editor da Revista Brasileira de Tradução Visual:
www.rbtv.associadosdainclusao.com.br
Idealizador da página de direito inclusivo:
www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br
Idealizador da Web Rádio educativa (Rádio Associados da Inclusão):
www.radio.associadosdainclusao.com.br
Formador de tradutores visuais (áudio-descritores):
www.audiodescricao.associadosdainclusao.com.br
Responsável pelo Blog Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários:
www.lerparaver.com/blog/2595
Idealizador do Grupo de discussão sobre áudio-descrição:
http://groups.google.com/group/audio-descricao-em-estudo?hl=pt-BR
Inscreva-se no grupo de estudos em áudio-descrição  mandando um e-mail em branco e sem assunto para:
audio-descricao-em-estudo+subscribe@googlegroups.com
Inclusão é sociedade para Todos:
Diga não à indústria da deficiência.
--